Brasil

Relembre os 16 melhores memes que bombaram na Internet em 2021

Em ano de Olimpíadas, o Brasil foi medalha de ouro nos memes — como sempre. Instagram, TikTok, Twitter, WhatsApp e outras redes sociais viram circular brincadeiras sobre tudo e todos, ao longo de todo 2021. O Big Brother Brasil, reality show da TV Globo, “abriu os trabalhos” dos internautas criativos e gerou uma série de memes logo no início de 2021. A pandemia, cujo fim era aguardado com expectativa pelos brasileiros, não acabou, mas continuou rendendo memes, como o popular vídeo da Pfizer.

Os famosos também não escaparam das brincadeiras. Personalidades como Anitta, MC Poze do Rodo e Inês Brasil protagonizaram memes que divertiram os internautas. Em 2021, até um conflito geracional viralizou: Millenials e Geração Z dividiram opiniões sobre ser ou não ser cringe, termo que ganhou as redes sociais. A seguir, relembre os memes que conquistaram a Internet neste ano.

  1. Memes do BBB
    O BBB 21 foi um verdadeiro criadouro de memes entre janeiro e maio. É impossível listar todos os momentos que viralizaram nos quase quatro meses da edição, mas algumas polêmicas merecem destaque. Campeã do reality, Juliette protagonizou um dos melhores memes ao justificar que não seca as lágrimas “porque é maquiadora”.

Outra que bombou nas redes sociais foi Lumena. Por pautar discussões a respeito de vários temas sociais, a sister frequentemente recebia pedidos de autorização dos outros participantes antes de tomarem alguma atitude — como quando Juliette perguntou à Lumena se podia usar vestido branco em uma festa.

A pergunta “Lumena autorizou?” — e a afirmação “Lumena não autorizou” — esteve presente em publicações de todo tipo. A Internet disse que a sister não autorizava cortarem o cabelo, apararem o gramado, usarem franja, entre outras coisas. O meme se popularizou tanto que foi transformado em filtro dos Stories do Instagram.

  1. É de bom tom?
    A decoradora de lives e consultora de etiqueta virtual Keila Mellmann deu a dica: “Tu quer postar? Posta. É de bom-tom? Não”. A frase viralizou por relatar a falta de noção de algumas pessoas nas redes sociais durante a pandemia. O bordão saiu de um vídeo que passa de 1,1 milhão de visualizações no Instagram, publicado em 30 de março.

Quem também bombou foi Ilana Kaplan, a atriz por trás da personagem. Com 35 anos de carreira, a paulista contou ao Gshow que resolveu criar Keila ao observar como as pessoas continuavam postando normalmente, a despeito da crise no país. “Essa discrepância social existe na vida da gente. Estamos no meio de uma pandemia, pessoas passando por muita necessidade e aí vemos pessoas fazendo ostentação”, disse.

  1. Girl from Rio
    O álbum “Girl from Rio”, de Anitta, rendeu um meme e tanto. Divulgada no Instagram da cantora dia 23 de abril, a capa mostrando a artista na frente de um ônibus, sobre uma cadeira de plástico azul, inspirou milhares de internautas a fazerem diversas montagens.

Alguns tiraram Anitta do lugar e colocaram a si mesmos com ajuda do Photoshop; outros fizeram uma produção original, tirando fotos na frente de ônibus reais. Houve ainda quem inseriu a cantora em linhas de ônibus variadas, causando engarrafamento nos quatro cantos do Brasil. O “Girl from Rio” também virou filtro para os Stories, com versões variadas: você podia ocupar o lugar da Anitta ou virar o motorista do ônibus, por exemplo.

  1. Vacina salva, o que mata é…
    Respondendo às fake news sobre a vacina contra Covid-19, internautas criaram o meme “Vacina salva, o que mata é…”, que viralizou principalmente no Twitter. O complemento abrange temas diversos: desde ouvir letras de músicas ruins até sentir o cheiro do ex-namorado no travesseiro, entre outras situações cotidianas que provocam aquela “morte interna” com a qual todo mundo se identifica.
  1. Pfizer
    Em junho, todo mundo substituiu a pronúncia do nome da empresa farmacêutica Pfizer por “Pfizeeeeeeeer”. Isso porque o humorista mineiro Rafael Chalub, do perfil @essemenino, criou uma esquete em que o laboratório vive um amor platônico pelo presidente Jair Bolsonaro. A inspiração foi a revelação da CPI da Covid-19 de que o Governo Federal ignorou 53 e-mails da gigante farmacêutica oferecendo a vacina — lista que depois chegou a 101 mensagens não respondidas.

A esquete foi dividida em vários vídeos. O primeiro deles teve mais de 14 milhões de visualizações e 2,1 milhões de curtidas no TikTok. No Instagram, o mesmo clipe rendeu nada menos que 21,1 milhões de visualizações. Isso sem contar os números de outros vídeos, que reuniram bordões como “tá passada?”, “beijinhos científicos”, “o brasileiro performando imunizado” e “segue o pix”, todos devidamente transformados em figurinhas para WhatsApp.

  1. Cringe
    Outro meme que dominou as redes sociais em junho foi o “cringe”, palavra inglesa que significa “vergonhoso”. A expressão foi usada por pessoas da Geração Z para classificar hábitos fora de moda dos millennials, já idosos pelos olhos dos nascidos no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

A guerra de gerações foi encarada como brincadeira, mas muita gente levou a sério a questão. Falar “boleto”, tomar café da manhã e usar calça skinny foram alguns dos comportamentos classificados como cringe, palavra que virou ela mesma cringe já em julho.

  1. Bem-te-vi
    A origem exata do meme bem-te-vi não é conhecida, mas o Twitter foi o palco principal deste viral, que começou a circular em agosto. A brincadeira consistiu em substituir trechos de vídeos com áudios famosos pelo canto do pássaro. Em um dos mais curtidos, o icônico “boa noite” de William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, dá lugar ao som do passarinho.
  1. Memes das Olimpíadas
    Realizadas entre 23 de julho e 8 de agosto, as Olimpíadas de Tóquio produziram diversos memes nas redes sociais. Nesse sentido, um atleta que mereceu medalha de ouro no quesito meme foi Douglas Souza. Seu vídeo, postado nos Stories, sambando na cama da vila olímpica para testar o móvel feito de papelão reciclado fez com que ele se transformasse no jogador de vôlei com mais seguidores do mundo no Instagram.

Mas nem todos os memes vieram dos esportistas. Galvão Bueno alucinado com Rebeca Andrade durante a final do individual geral da ginástica artística, da qual ela saiu com a prata, viralizou nas redes sociais. Outro narrador que marcou presença nas timelines foi Luis Roberto e seus bordões cheios de rimas e trocadilhos. “Carol Gattaz, não volta mais!” e “Rosamaria arrepia!” foram algumas pérolas soltadas durante as partidas do vôlei feminino.

  1. E fora do story, tu tá bem?
    “E fora do story, tu tá bem?” Essa foi a pergunta que não quis calar em agosto. Nascido a partir do Instagram, o viral satiriza a ostentação das redes sociais e a diferença entre o que é postado e a vida real. Como não poderia deixar de ser, o meme teve diversas respostas, grande parte delas brincando com o fato de que, não, ninguém está bem.
  1. Undererê
    “Undererê”, clássico da diva dos memes Inês Brasil, chegou ao 1º lugar do ranking viral do Spotify no dia 20 de agosto. O hit de 2016 voltou a bombar por causa do TikTok, onde a faixa foi usada como trilha para clipes engraçados sobre pedidos de desculpas.

A canção inteira é passível de viralização, mas o trecho mais popular nas montagens é “Me desculpe querer te bater, te humilhar/ Já parei pra pensar, é ciúmes, vem cá/ Para de blá, blá, blá, vamos nos mais amar/ De hoje em diante eu te amo e vem cá”.

  1. Suave como um vulcão
    A música “Só o Amor”, feat. de Preta Gil e Gloria Groove, não foi lançada este ano, mas virou meme em 2021. A zoeira começou em setembro, quando editaram a música original (Suave como furacão/ Tranquila como um vulcão/ Se joga no mundão, não, ninguém segura) para um conselho um pouco menos adequado: “Suave como um vulcão/ Tranquila como um vulcão/ Se joga no vulcão. Não!”.

O meme viralizou primeiro no TikTok, mas se espalhou por todas as plataformas de vídeos curtos instantaneamente. A própria Preta Gil aderiu à brincadeira, declamando a música alterada durante o Show dos Famosos do Domingão com Huck, da TV Globo.

  1. Mó paz
    O MC Poze do Rodo protagonizou um meme involuntário. O funkeiro postou um vídeo dentro da piscina dizendo “Mó paz! Como é que ‘nós tá’? Tranquilão com a vida, graças a Deus. Vou ‘dá’ até um mergulho”. A imersão não interrompe a filmagem, que segue embaixo d’água.

A partir disso, a expressão “Mó paz” caiu nas graças dos internautas. O meme, que circula principalmente no Twitter, traz o dizer em uma foto do cantor à beira da piscina, geralmente acompanhada por uma legenda descrevendo uma situação em que a paz está prestes a acabar, como na montagem abaixo.

  1. Capitão, ainda é quarta-feira
    O quadrinho com Capitão Haddock dizendo “Que semana difícil, hein”, ao que Tintin responde “Capitão, ainda é quarta-feira”, pipocou em todas as redes sociais em meados de setembro. Com quase todo mundo se sentindo exausto o tempo todo, a identificação foi instantânea, e o meme, um sucesso.

O diálogo, no entanto, não foi travado pelos dois personagens icônicos do cartunista belga Hergé. A tirinha original traz outro texto, substituído pelas falas dos personagens interpretados por Tina Fey e Alec Baldwin em “30 Rock”, série de comédia transmitida entre 2006 e 2013.

  1. Memes de Round 6

Round 6 é um enorme sucesso de público e crítica. Inspiração para jogos e golpes online, a produção do Netflix gerou inúmeros memes, em todas as plataformas. Montagens com a aterrorizante boneca do jogo “Batatinha frita 1, 2, 3” estão entre as mais numerosas e populares.

Em filtros do Instagram, os internautas podem se colocar no lugar da robô ou de um participante do jogo mortal, rebolando a cada vez que a boneca vira de costas. Outro meme mostra a imagem de seus olhos em close acompanhada da legenda “eu vendo o filho da visita mexendo nas minhas coisas”.

  1. Memes da mudança de nome do Facebook
    Em vez de ser o lugar onde os memes circulam, o Facebook virou motivo de meme em outubro ao mudar de nome para Meta. Embora tenha sido anunciado com grande alarde pela empresa, que fez questão de divulgar seus planos para o metaverso, a troca foi recebida com desdém e ironia por grande parte do público. A Internet brincou, por exemplo, com o fato de que os bugs e problemas de privacidade da rede social continuavam os mesmos.
  1. Meme do ônibus
    Um dos mais recentes memes é o meme do ônibus. A charge original, criada por Genildo Ronchi, mostra um ônibus com dois personagens: um triste, sentado à janela que dá para um muro cinza, e outro feliz, voltado para uma paisagem ensolarada. O dizer “escolha o lado feliz da vida” transmite a positividade desejada pelo chargista, que postou a ilustração em seu Instagram em novembro.

A Internet, no entanto, alterou a legenda para criar versões menos edificantes — e mais engraçadas. Em uma delas, o verso “this is the rythm of the night”, extraído da música da cantora Corona, aparece na parte triste; já o boneco feliz tem sobre ele a paródia “Jesus humilha satanás”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo